O ciclo do pelo interfere na depilação? saiba mais!
Você acha que os seus pelos crescem muito rápido? Então, é preciso entender um pouco sobre o ciclo do pelo para, assim, descobrir se isso interfere ou não nos resultados da sua depilação.
Esse tipo de compreensão, além de muito simples, vai ajudar bastante no planejamento do melhor método utilizado para que você possa se livrar dos pelos indesejados.
E então, tudo pronto? Neste post, você vai conhecer as fases envolvidas no ciclo de crescimento do pelo e entender como escolher a melhor técnica de depilação. Continue a leitura!
Qual é o ciclo de crescimento do pelo?
Primeiro, vamos descobrir quais são as fases de crescimento do pelo e como elas acontecem. Veja!
Fase anágena
É a fase que corresponde ao crescimento do fio, sendo uma das mais longas. Nela, os pelos são produzidos pelo folículo piloso, uma estrutura mais profunda em nossa pele, e são "empurrados" pelos poros, se tornando visíveis para nós.
Essa etapa tem diferentes durações, dependendo da área observada. Na cabeça, por exemplo, a fase anágena pode durar 5 anos. É aquele momento em que o seu cabelo atinge o tamanho máximo, sabe?
Fase catágena
É a fase de repouso do fio. Aqui, o folículo piloso deixa de produzir mais pelos. Ele só fica lá, dormente, e é aquele momento em que o seu cabelo parece não crescer mais.
No entanto, ao contrário do que parece, poucos fios se encontram nessa etapa em seu corpo no momento. Ela é mais breve, sendo bem provável que a maior parte deles esteja crescendo agora!
Fase telógena
Por fim, temos a fase telógena, que consiste na queda do fio. Após um tempo em repouso, ele enfraquece e cai. E aí o ciclo recomeça, tudo de novo!
Quando o assunto é a cabeça, essa fase é bem preocupante. Afinal, uma queda exagerada pode deixar falhas e precisa ser investigada. Mas todo o nosso corpo passa por esse processo. Nós é que não percebemos!
Como o ciclo de crescimento do pelo interfere nos métodos de depilação?
Diferentes tipos de depilação vão exigir que os seus pelos se encontrem em fases distintas de crescimento. Para se depilar com o laser, por exemplo, o recomendado é que os fios estejam na fase anágena, ou seja, em crescimento.
Já para outros métodos, como a cera, é mais indicado que eles estejam em repouso. Para os cremes depilatórios, não importa! O resultado será excelente independentemente de qual fase o pelo se encontre. O importante é que eles estejam em um comprimento razoável, no qual possam ser atingidos pelo produto.
Gostou de entender como funciona o ciclo do pelo e como ele pode interferir em sua depilação no cotidiano? Agora, faça uso do método que mais combina com as suas necessidades e tenha uma pele lisa e saudável!
Antes de ir, aproveite e confira também algumas dicas para evitar pelos encravados. Afinal, eles podem não só prejudicar o aspecto visual da sua depilação, mas também trazer dor e desconforto para o seu dia a dia. Boa leitura!